quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Orientações para o uso de data-show nas celebrações


As orientações estão embasadas em reflexões da própria Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de 2010. Em nenhum momento se desconsidera os pontos positivos sobre o uso do data-show, mas a centralidade do mistério Pascal de Cristo na celebração, o qual se desdobra nas mesas da Palavra e da Eucaristia, não pode ser perdida. 
Assim, as orientações apresentadas são:
- Como já foi afirmado anteriormente, sabendo da centralidade de Cristo e seu mistério na celebração litúrgica, e sabendo que a ação principal da liturgia desdobra-se nas mesas da Palavra e da Eucaristia, para as quais devem estar voltados os olhares de todos os participantes da celebração (presidente, concelebrantes, ministros, fiéis), a apresentação de slides a ser utilizada no projetor multimídia (data-show) deve ser a mais simples possível. Neste sentido, orienta-se a compilar a apresentação de slides em fundo branco ou preto (e não sobre cores, o que facilmente distrai a assembleia), e fonte de cor branca ou preta, de acordo com o fundo. 
- Sejam expostas apenas as letras dos cantos a serem executados na celebração. Caso os cantos sejam conhecidos da grande maioria da assembleia, evite-se colocar suas letras na apresentação, de tal modo que os participantes possam cantar com os olhos e o coração voltados para o altar. 
- Seria interessante que as partes fixas da missa (ato penitencial, glória, santo e cordeiro) não tivessem suas letras na apresentação de slides, uma vez que, sendo partes fixas da missa, suas letras não mudam e já são conhecidas de todos os fiéis. Aqui, vale ressaltar que existem orientações para que os grupos de canto sejam fiéis aos textos litúrgicos, evitando cantar atos penitenciais, glórias, santos e cordeiros que não fazem parte da liturgia. É preciso bom senso. 
- Orienta-se a não colocar na apresentação de slides as orações da missa (oração da coleta, pós-comunhão, prefácio e oração eucarística), leituras, salmos, evangelho, respostas da oração dos fiéis, aclamações da Oração Eucarística e outros textos. Como já afirmado anteriormente, apenas os cantos a serem cantados e cuja letra é desconhecida dos fiéis.  
- Orienta-se a não colocar na apresentação de slides desenhos, fotos, figuras ou vídeos, uma vez que facilmente tiram a atenção da assembleia orante.
- Não sejam colocadas propagandas ou anúncios de eventos da paróquia nos slides durante a celebração. Reserve tais anúncios para o final da celebração, de modo que o presidente ou outra pessoa apresente os avisos, de forma oral. Em hipótese alguma os slides devem servir de outdoor de propagandas.
- O responsável pela preparação da apresentação de slides esteja em profunda comunhão com a equipe de canto, para que não ocorram desencontros e seja cantada uma música cuja letra é diferente da exposta na apresentação de slides.
- Orienta-se o responsável pela execução da apresentação a não realizar correção de slides durante a celebração, o que também aumenta a distração da assembleia orante. Antes da celebração, deve ser feita uma boa correção ortográfica e de conteúdo, para que a apresentação seja digna e respeite o espírito da liturgia.  
- Havendo necessidade, seja entregue aos ministros do altar uma folha contendo os cantos, para que não aconteça de os mesmos ficarem a celebração toda com a cabeça voltada para o telão com os slides, deixando de voltar-se para o altar, centro do espaço e da ação litúrgica.  
- Nas Igrejas onde o projetor multimídia (data-show) não é fixo, organize-se de tal modo que a fiação e os cabos não interfiram na estética do espaço litúrgico.  
- Orienta-se a não utilizar efeitos de transição na apresentação de slides, para que não ocorra a distração da assembleia devido a esses efeitos.
- Orienta-se a não projetar imagens ou vídeos durante a homilia e oração eucarística.  

Fonte: Arquidiocese de Pouso Alegre


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Que o caminho seja brando a teus pés,
o vento sopre leve em teus ombros,
Que o sol brilhe cálido sobre sua face,
as chuvas caiam serenas em teus campos.
E até que eu de novo te veja,
Deus te guarde na palma de sua mão"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...