domingo, 20 de agosto de 2017

Assunção de Maria: Bendita és tu entre as mulheres!

Evangelho (Lc 1,39-56): “Bendita és tu entre as mulheres” (Lc 1,42)


Esse trecho do evangelho está vinculado ao texto da anunciação, como seu desenvolvimento. Ao ouvir a mensagem do anjo Gabriel em relação à encarnação do Filho de Deus, tendo como sinal a gravidez de Isabel, Maria se dirige prontamente para a região montanhosa.
A conexão entre esses trechos nos aponta duas verdades sobre Maria: sua fé e seu compromisso com o Reino. A partir da fé que ela demonstra na Palavra de Deus, temos em Maria a verdadeira discípula, que ouve a Palavra e a põe em prática. A fé na Palavra de Deus gera compromisso, que leva o discípulo a realizar na vida o que ouviu. É o que Maria nos mostra com seu exemplo.
Maria é exemplo de discípula para quem acredita no cumprimento das promessas de Deus, porque ela mesma está à disposição de Deus para servi-lo como instrumento dócil. Foi isso o que aconteceu quando disse: “Eis a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra” (1,38). E, imediatamente, saiu para visitar sua prima. Ao chegar, foi saudada por Isabel, e algo de revelador aconteceu. O teor da saudação diz respeito a duas realidades. A primeira refere-se à atitude crente de Maria. Ela é bendita porque acreditou. Aqui é exaltada sua fé. Foi sua total adesão à Palavra de Deus que operou um milagre em sua vida e na vida da humanidade: a encarnação do Filho de Deus. Daqui passamos para a outra realidade da saudação: “e bendito é o fruto do teu ventre!”. Maria, que carrega no útero o Filho de Deus, é identificada com a Arca da Aliança. No Antigo Testamento, a Arca da Aliança era símbolo do encontro entre Deus e a humanidade. No útero de Maria, dá-se o encontro entre Deus e a humanidade, pois Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

Maria representa a Igreja que se compromete com o Reino, pela fé na Palavra de Deus e pela exigência de gerar o Cristo para o mundo através do anúncio, do testemunho e do serviço

Fonte:| Revista Pastoral

Um comentário:

  1. Bom dia, Anderson, vi seu link na página da Célia e vim conhecer seu trabalho, gostei do que vi e li, encontro aqui um homem de Deus esbanjando Fé e semeando a palavra de Deus!
    Um abençoado findi!

    Abraço.
    http://blogandocoletivamente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

"Que o caminho seja brando a teus pés,
o vento sopre leve em teus ombros,
Que o sol brilhe cálido sobre sua face,
as chuvas caiam serenas em teus campos.
E até que eu de novo te veja,
Deus te guarde na palma de sua mão"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...