quarta-feira, 8 de junho de 2016

Conselho de Cardeais continua estudo sobre a reforma da Cúria Romana

A 15ª reunião do Conselho de Cardeais, criado pelo Papa Francisco, conhecido como C9 pelo número de pessoas que o integram, terminou hoje depois de três dias de trabalho nos quais continuaram com o estudo da reforma da cúria romana.
Em uma sessão informativa, o porta-voz da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, explicou que as diferentes reuniões, nas quais o Pontífice esteve presente, foram dedicadas a considerações sobre os dicastérios da cúria, ou seja, os organismos e departamentos que compõem a estrutura do Vaticano.
As reuniões se centraram na nova Constituição Apostólica Pastor Bonus e em alguns dicastérios concretos, sobre os quais se considera fechada a fase de revisão: Congregação para os Bispos, Secretaria de Estado, Congregação para a Educação Católica, Congregação para as Igrejas Orientais. Também falaram sobre a Congregação para o Clero, o Pontifício Conselho para a Cultura, assim como o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, entre outros.
Além disso, também falaram do novo dicastério “Caridade, Justiça e Paz” que absorveria o Pontifico Conselho Cor Unum e o Pontifico Conselho Justiça e Paz.
Os membros do Conselho discutiram também sobre a simplificação e harmonização, assim como a descentralização e a relação dos dicastérios com as conferências episcopais do mundo.
Por sua parte, o Cardeal George Pell, Prefeito da Secretaria Econômica da Santa Sé, informou sobre os trabalhos de seu organismo Vaticano e Dom Eduardo Viganò, Prefeito da Secretária de Comunicação, informou acerca dos meios de comunicação vaticanos e sua reorganização.
O Cardeal Sean O’Malley também informou sobre os últimos avanços da Comissão para a Tutela dos Menores que preside e fez uma reflexão sobre a nova Carta Apostólica Motu Proprio “Como uma mãe amorosa” que o Vaticano publicou há alguns dias, a qual reforça as medidas na luta contra os abusos do clero a menores.

Por último, Pe. Lombardi assinalou que as próximas reuniões do C9 acontecerão entre os dias 12 e 14 de setembro e do dia 12 a 14 de dezembro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Que o caminho seja brando a teus pés,
o vento sopre leve em teus ombros,
Que o sol brilhe cálido sobre sua face,
as chuvas caiam serenas em teus campos.
E até que eu de novo te veja,
Deus te guarde na palma de sua mão"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...