sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Conheça o Santuário da Piedade em Itajubá - Mg



A origem da Devoção         
A história da devoção a Nossa Senhora da Piedade teve início na noite de 10 de outubro de 1914 quando, em sonho, Dona Virgínia Antônia dos Santos foi avisada de que encontraria uma imagem no caminho da santa cruz.
No dia seguinte, Dona Virgínia posse a caminho por uma trilha no bairro Mato Dentro no município de Piranguinho, e no meio da mata encontrou a imagem que lhe fora anunciada no sonho. Com alegria e respeito, ela levou a pequenina imagem para a sua casa e, no ano seguinte mudou-se para o bairro Tijuco Preto, em Itajubá, nas terras do Sr. José Dias Chaves Sobrinho e Dona Ana Laura Pereira.
  A descoberta do nome da imagem
Dona Virgínia guardava com muito carinho a imagem de Nossa Senhora na cabeceira de sua cama e sempre reunia a família e os vizinhos para rezarem o terço.
Certa vez, Dona Virgínia orou e pediu a Deus que revelasse o nome da santa, até que, um dia, sentada na cozinha, ela adormeceu e teve um sonho. Avistou um grande salão cheio de flores brancas, um banco com três moças sentadas e um armário que guardava a imagem. De repente, a porta do armário se abriu e as três moças exclamaram uma após a outra: ’Nossa ...Senhora ...Piedade!’
Nesse instante, Dona Virgínia despertou e contou aos que estavam perto a respeito do sonho que acabara de ter. Depois disso, ela não teve mais duvidas de que o nome da santa encontrada seria Nossa Senhora da Piedade.E o nome foi tão significativo que o bairro Tijuco Preto passou a se chamar ‘Piedade’.
Então, a devoção foi crescendo de tal modo que o Sr. Irineu José Dias, filho de José Dias Chaves Sobrinho, mandou construir um quartinho, do lado externo da casa de Dona Virgínia, para servir de capelinha a todos os que lá passavam para visitar a imagem e fazer orações.
Uma Antiga Tradição no Domingo de Ramos      
Há mais de 50 anos, há uma bonita tradição no Domingo de Ramos, do povo que sai em procissão do bairro Avenida –Comunidade Nossa Senhora das Graças- até o Santuário de Nossa Senhora da Piedade. O povo vai a pé ,cantando e rezando ,carregando os andores de Nossa Senhora e São Benedito. Quando chegam ao Santuário, recitam o terço e são atendidos em confissão. Depois retornam novamente a pé, com muita alegria, cantando com muita fé e devoção. As pessoas que vêem os fieis na procissão ficam admiradas e tem muito respeito.
E muitos se recordam do tempo em que a procissão chegava ate a antiga capelinha de Nossa Senhora da Piedade-hoje, a casa Paroquial. Alguns trazem na lembrança o acolhimento de Dona Virgínia que recebia os peregrinos, oferecendo água aos sedentos e acolhendo carinhosamente as crianças que dela se aproximavam.
O início da Peregrinação e o Dia da Festa
A peregrinação para visitar a imagem de Nossa senhora da Piedade começou no ano de 1915, assim que Dona Virgínia se mudou para o bairro Tijuco Preta hoje Piedade. Assim que as pessoas ouviam a historia da imagem e dos milagres que aconteceram, vinham a cavalo, carro de boi, carroças ou a pé para fazer pedidos e conhecer mais de perto a imagem milagrosa.
Nos dias 12 e 13 de setembro de 1936, tem-se o registro da festa de Nossa Senhora da Piedade. O festeiro foi o Sr.Deonino Modena, pedreiro que ajudou na construção da primeira capela.
A razão de ter sido em setembro se deve ao fato de que a festa litúrgica de Nossa Senhora da Piedade é celebrada na igreja dia 15 de setembro. Contudo, não se sabe exatamente quanto tempo a festa continuou sendo celebrada em setembro. Sabe-se que a data foi transferida para agosto, pois dia 15 de setembro coincide com a festa de Nossa Senhora da Soledade-Padroeira de Itajubá. Para evitar duas festas numa única data, a festa de Nossa Senhora da Piedade ficou dia 15 de agosto - festa litúrgica da Assunção de Nossa Senhora - com grande aceitação do povo.
No dia 26 de fevereiro de 1979, foi sancionada a Lei nº 1205, que altera o artigo 1º da Lei Municipal nº 736 de 6 de abril de 1967,instituindo o dia 15 de agosto como feriado municipal.A partir daí e a cada ano ,a Festa só tem crescido ,devido a fé e o carinho dos devotos que anualmente visitam o Santuário da piedade.
A novena vai de 6 a 14 de agosto, culminando com a festa dia 15. Neste dia, são celebradas 8 missas:7 h- 8h30- 10h- 11h30- 13h- 14h30- 16h- 17h30 para atender os fieis que chegam de diversas localidades do país.Mais de 20 mil fieis passam pela imagem de Nossa Senhora da Piedade no dia 15 de agosto para agradecer e louvar a deus pela intercessão amorosa desta Santa tão pequena ,tão simples,mas poderosa e prodigiosa em milagres e graças.

Elevação a Santuário
Aos 12 de agosto de 2007, a Igreja de Nossa Senhora da Piedade foi dedicada e elevada a Santuário pelo Arcebispo Metropolitano Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, O. Praem. A instalação do santuário foi possível graças á historia de fé daqueles que não pouparam sacrifícios e cuidaram para que esse pequeno ‘torrão da Arquidiocese ‘ frutificasse em graças e bênçãos para todo o povo de Deus.
Foi levada em consideração a trajetória de peregrinação dos devotos – que remonta o ano 1915-, o grande fluxo de intercessão de Nossa Senhora da Piedade.
O Santuário da Piedade, consagrado pelo povo com modéstia e simplicidade, se tornou um lugar de oração e peregrinação, para se viver e testemunhar o amor de Deus. Ele tem sido berço de fé de muita gente, porta de entrada para a vida sacramental de inúmeros fieis, templo de consagração da vida e vocação dos devotos de Nossa Senhora.
Agora, elevado a Santuário, cumpre oficialmente e de modo proeminente uma nobre e valiosa missão de unir o povo de Itajubá e região e Deus, razão do peregrinar de todo aquele que vem a este mundo.
Ó Deus, que tivestes aos pés da cruz de vosso Filho Único, a Mãe Dolorosa, com seu coração traspassado pelas dores daquela paixão e morte, nós vos pedimos, pela intercessão e pelos méritos desta Senhora da Piedade, todas as graças espirituais e temporais em favor destes devotos. Pelo mesmo Jesus Cristo, Nosso Senhor, que conosco vive e reina por todos os séculos dos séculos. Amém.
Rogai por nós, ó Senhora da Piedade, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Que o caminho seja brando a teus pés,
o vento sopre leve em teus ombros,
Que o sol brilhe cálido sobre sua face,
as chuvas caiam serenas em teus campos.
E até que eu de novo te veja,
Deus te guarde na palma de sua mão"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...