domingo, 28 de julho de 2013

O Reino é um tesouro, uma pérola !



Evangelho - Mt 13,44-46
- O Reino do Céu é como um tesouro escondido num campo, que certo homem acha e esconde de novo. Fica tão feliz, que vende tudo o que tem, e depois volta, e compra o campo.
- O Reino do Céu é também como um comerciante que anda procurando pérolas finas. Quando encontra uma pérola que é mesmo de grande valor, ele vai, vende tudo o que tem e compra a pérola.

Reflexão:
Das parábolas de Mateus, várias não são registradas nos outros sinóticos, talvez por ele ter acesso a uma fonte desconhecida dos demais. É o caso das duas curtas parábolas de hoje. Ambas têm o mesmo ensinamento: uma grande descoberta revela o valor oculto daquilo que comumente é ignorado ou desprezado. Um campo que era comum para um homem, passou a ter valor para outro. Uma pérola desprezada por um foi valorizada por outro. Isto porque estes descobriram o valor oculto do campo e da pérola. O Reino dos Céus é a revelação do valor de cada pessoa e da própria criação. São valores que estão comumente ocultos àqueles que se encontram absorvidos ou em acumular riquezas ou, de maneira oposta, em lutar penosamente pela sua sobrevivência. A sociedade torna-se individualista, insensível ao próximo e à natureza. A encarnação e a vida de Jesus são a revelação do valor da criação. E por um ato de amor de Deus, tudo que é digno, justo e verdadeiro entre os homens, assumido no amor e em fraternidade, passa a ser o caminho para nos inserir na própria vida divina. Somos convidados a trocar os projetos de sucesso, segundo a ideologia dos poderosos deste mundo, pelo projeto do Reino, que é o resgate do valor da criação, das pessoas e da natureza.

Autor: José Raimundo Oliva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Que o caminho seja brando a teus pés,
o vento sopre leve em teus ombros,
Que o sol brilhe cálido sobre sua face,
as chuvas caiam serenas em teus campos.
E até que eu de novo te veja,
Deus te guarde na palma de sua mão"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...