sexta-feira, 14 de junho de 2013

Mando no meu Coração?



O relacionamento de duas pessoas, sejam amigos, namorados ou casados, tem a sua base no amor mútuo, que une os dois e os faz crescer. Sem isto qualquer relacionamento cai no vazio.

Amar é construir o outro; faze-lo feliz, faze-lo crescer como pessoa; mas, para isto é preciso possuir-se; ser senhor de si mesmo; porque para amar alguém é preciso saber renunciar-se. E só pode renunciar-se a si mesmo quem aprendeu a se dominar.

As pessoas transformam o amor em egoísmo porque não têm o domínio de si mesmas, por isso não conseguem amar.

Saiba que a grande crise do homem moderno é que ele dominou o macro cosmo das estrelas e o microcosmo das bactérias e dos átomos, mas perdeu o domínio de si mesmo; por isso não consegue amar de verdade; continua muito egoísta.

Para que você possa amar de verdade, como Deus quer, é preciso que você caminhe “de pé”, isto é, respeitando a primazia dos valores: em cima, o espírito; abaixo o racional; e mais abaixo o físico. Assim você terá o controle e o comando dos seus atos e de sua vida.

Se o teu corpo domina o teu espírito, então você caminha de cabeça para baixo. Se você não se domina diante da força dos instintos e das paixões, então, você se arrasta e não é capaz de amar. Você também pode deixar de caminhar de pé se é a sensibilidade que comanda os seus atos, e não o espírito e a razão.

É claro que a sensibilidade é importantíssima; ela nos diferencia dos animais; mas não pode ser a imperatriz dos nossos atos.

Não podemos ser conduzidos apenas pelo “sentir”.
Se for assim, você pode achar que uma pessoa está certa apenas porque lhe é simpática, ou muito amiga, e não porque, de fato, ela tem razão.


A sensibilidade está comandando a sua vida se você troca o sonho pela realidade; quando não se aceita a si mesmo como você é, etc.

Para caminhar de pé, é precioso que o seu espírito, fortalecido pelo Espírito Santo, comande a sensibilidade e o corpo.

A sensibilidade é bela, é ela que faz você chorar diante da dor e do sofrimento do outro, mas ela precisa ser controlada pelo espírito.

Um cavalo fogoso pode  levá-lo muito longe se você tiver firme as suas rédeas; mas pode  jogá-lo ao chão se não for dominado.

Para amar é preciso possuir-se; e, para possuir-se é preciso exercitar o amor. Jesus foi o que amou  melhor, porque tinha o domínio perfeito de si mesmo. Nunca o egoísmo falou mais alto do que o amor dentro dele. Assim também foram os santos.

Mas tem uma coisa que você precisa saber. Só por nossas próprias forças não poderemos caminhar de pé. Jesus avisou que “o espírito é forte, mas a carne é fraca”.

Portanto, você precisa da força de Deus para suportar a sua natureza enfraquecida pelo pecado original.

A pessoa que caminha de pé, sabe pensar independentemente da opinião pública e da propaganda, sabe ser calmo, tranquilo e paciente; não se agita e não se desespera; não grita e não bate; vive com simplicidade; e tem o pé no chão. Não despreza ninguém, sabe valorizar a todos; não é vaidoso e arrogante; e não precisa de aplausos para ser feliz. Está sempre pronto a aprender e para ensinar; sabe aceitar a opinião dos outros quando é melhor que a sua; cultiva a verdade; tem mente de homem e coração de menino; conhece-se a si mesmo como é, e ama a Deus.Enfim, a pessoa de pé, é a pessoa madura, que aprendeu a se dominar para poder de fato amar.

Prof. Felipe Aquino

2 comentários:

  1. Anderson, bem escolhido o texto do professor Felipe Aquino, gostei muito, bem verdade, seguir em frente, em pé, com dignidade, respeitar e assim ser respeitado, muito lindo isso!
    Abraços meu amigo inteligente!
    Tenhas um lindo fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Hola Anderson, es cierto lo que dice tu entrada, para amar debemos tener un corazón de niño,dominio de sí y nunca despreciar a nadie.
    Que feliz es quien sabe amar!!!
    Es muy bella la imagen de San Antonio que tienes a la derecha de tu blog!el Niño Dios extendiendo sus bracitos y el querido Santo mirándolo con tanta devoción. Que este milagroso Santo de Dios siempre te proteja y aconseje.
    buen fin de semana,hasta pronto

    ResponderExcluir

"Que o caminho seja brando a teus pés,
o vento sopre leve em teus ombros,
Que o sol brilhe cálido sobre sua face,
as chuvas caiam serenas em teus campos.
E até que eu de novo te veja,
Deus te guarde na palma de sua mão"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...