domingo, 9 de junho de 2013

A Viúva de Naim

Evangelho - Lc 7, 11-17

No dia seguinte dirigiu-se Jesus a uma cidade chamada Naim. Iam com ele diversos discípulos e muito povo. Ao chegar perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto a ser sepultado, filho único de uma viúva; acompanhava-a muita gente da cidade. Vendo-a o Senhor, movido de compaixão para com ela, disse-lhe: Não chores! E aproximando-se, tocou no esquife, e os que o levavam pararam. Disse Jesus: Moço, eu te ordeno, levanta-te. Sentou-se o que estivera morto e começou a falar, e Jesus entregou-o à sua mãe. Apoderou-se de todos o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta surgiu entre nós: Deus voltou os olhos para o seu povo. A notícia deste fato correu por toda a Judéia e por toda a circunvizinhança.

Celebramos o tempo comum e neste tempo vemos os feitos de Jesus, sua vida pública, seus ensinamentos e milagres. Deparamos com a ação se Jesus se sensibilizado com uma viúva que perde seu filho e mesmo sem haver um pedido explicito de realizar um milagre Ele se antecipa e ressuscita o moço e o devolve a Mãe.
Jesus é sensível as nossas dores e nada lhe passa por despercebido, Ele esta atento à vida de cada um de nós e sempre pronto a realizar mesmo aquilo que não manifestemos a Ele em suplica.

Isso é amor; é compaixão. Quantas vezes podemos sentir como esta mãe, que sendo viúva perde seu filho que seria para ela uma força dentro de casa ajudando nas despesas e mantendo a família unida na falta do pai. Assim muitas vezes nos vemos também desarmados pela vida, fruto de nossa faltas ou dos desencontros que a vida suscita, trazendo tantas conseqüências negativas que nos leva a passar por caminhos obscuros onde nos sentimos desamparados, esquecidos. Nestes momentos parece que nada mais tem sentido, o chão sumiu, as orações parecem que não chega a lugar algum, as pessoas não nos compreendem, nada nos satisfaz a vida fica insólita e tudo parece estar cinza. São momentos de dores e angústia, os pensamentos não se organizam, parece que tem um furacão dentro de nós e os sentidos falham e percebemos um abismo diante de nós.

É nestes momentos, em que não encontramos saída para nada, que Jesus aparece despretensiosamente, e se coloca ao nosso lado, como no caso da viúva, olha e contempla a dor que brota no coração como uma espada incandescente que o atravessa, e chora conosco as nossas dores e realiza aquilo que ninguém, nem nada, pode fazer ou resolver, somente Ele pode realizar algo. Certamente que o tempo é d’Ele, Ele sabe o momento certo de agir. No caso da viúva, Jesus não solucionou seu problema durante o velório e ainda acompanhou o enterro e somente a certa altura realizou o milagre. Para nós isto é ensinamento. O Senhor se coloca a nosso lado e caminha conosco, muitas vezes nos vê realizando coisas que certamente o desagrada, mas tem o momento certo de realizar Seu plano de salvação nas áreas de nossa vida. 

Temos que ter paciência e sofrer os momentos difíceis como um aprendizado onde estamos nos formando como SER e se tornando, mesmo nas quedas e nos problemas que a vida nos impõe, pessoas melhores a imagem daquele que nos criou.

É o Espírito que nos ensina e nos molda a Jesus, como vemos na segunda leitura Paulo passou três anos em formação pessoal com Jesus e somente depois se colocou a serviço da Igreja. Ele estava pronto para passar por todas as dificuldades que sua missão lhe poria, e passou, muito sofreu. Todos os tipos de perseguições e incompreensões, mas estava apto a seguir o chamado do Senhor e com o Senhor a seu lado não esmoreceu, não caiu, e quando estava prestes a cair o Senhor o erguia e o fortalecia na missão. Paulo entendeu seu caminho e mesmo dizendo: “não faço o bem que quero e faço o mal que não quero” não desanimou e continuou seu caminho, pois o Senhor o ressuscitava todos os dias.

Deus jamais nos desampara, veja o caso de Elias. Comendo e dormindo na casa daquela viúva quando seu filho vem a morrer e na aparente desgraça a mãe se perturba em desolação, mas o profeta clama ao Senhor que não o desampara e restitui a vida aquela criança.

Nossa vida só pode ser vivida na fé. É nela que somos o que somos. Façamos a nossa parte com todo empenho e Jesus completa em nós o que falta nem que tiver que nos ressuscitar a cada dia.
Ele nos ama.

Antonio - Site ComDeus
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Que o caminho seja brando a teus pés,
o vento sopre leve em teus ombros,
Que o sol brilhe cálido sobre sua face,
as chuvas caiam serenas em teus campos.
E até que eu de novo te veja,
Deus te guarde na palma de sua mão"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...