sexta-feira, 15 de março de 2013

O Papa é francisco por causa de São Francisco de Assis



O Papa Francisco, o primeiro Pontífice jesuíta, argentino e latino-americano da Igreja Católica, explicou aos cardeais que escolheu seu nome em homenagem a São Francisco de Assis e não em honra ao santo jesuíta Francisco Xavier.

Assim indicou o Arcebispo de Nova Iorque (Estados Unidos), Cardeal Timothy Dolan, em conferência de imprensa ontem à noite no Pontifício Colégio Norte-americano, quem recordou que isso disse o Santo Padre logo depois de responder afirmativamente ao Cardeal Giovanni Battista Re uqe foi o encarregado de perguntar-lhe se aceitava sua eleição.

O Cardeal Re leu em seguida uma passagem da Bíblia na qual se relata a eleição de São Pedro por parte de Jesus e lhe dá as chaves do Reino e a potestade de atar e desatar as coisas no céu e na terra.

Os cardeais cantaram logo o Te Deum e o novo Papa passou alguns minutos em adoração ao Santíssimo Sacramento, uma nova tradição iniciado com este Conclave.

O Cardeal Dolan disse aos jornalistas que os cardeais mais idosos lhe disseram que "uma vez que se entra ali sente-se a suave brisa do Espírito Santo e como a graça de Deus atua".

"Embora se perceba como Deus atua, isso não nos absolve de nossa responsabilidade", adicionou.

Sobre o novo Papa Francisco, o Cardeal disse que "de repente toda sua roupa é distinta, seu nome também muda nossa relação com ele".

Na manhã de 13 de março, dia de sua eleição quando ainda era o Cardeal Bergoglio, o Arcebispo de Nova Iorque abraçou o agora Papa Francisco e compartilhou alguns momentos com ele "com sua sinceridade, sua simplicidade e humildade radiante, em sua identidade.
“Isso me pareceu muito emocionante", disse o Cardeal norte-americano.

Fonte: ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Que o caminho seja brando a teus pés,
o vento sopre leve em teus ombros,
Que o sol brilhe cálido sobre sua face,
as chuvas caiam serenas em teus campos.
E até que eu de novo te veja,
Deus te guarde na palma de sua mão"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...