domingo, 29 de abril de 2012

Jesus, O Bom Pastor

O Bom Pastor é o próprio Cristo. Como tal, morreu na cruz pela salvação da humanidade. Aqui reside, pois, a novidade cristã: o verdadeiro, o bom, o justo e o santo pastor é capaz de morrer para que suas ovelhas tenham vida e a tenham em abundância.

No Santo Evangelho desta celebração(Jo 10,11-18), Jesus fala do empregado mercenário e do dono das ovelhas. Ora, sabe-se que o dono, comumente, é quem cuida melhor de seu rebanho. O empregado, por mais dedicado que seja, sempre deixará a desejar. Essa exposição, de forma muito didática, apresenta-nos o cuidado como Jesus tem para conosco, que constituímos sua grei. Desta forma, Jesus tratará aqueles que aderirem ao projeto de salvação.

A figura do pastor está presente nas Sagradas Escrituras desde os seus primórdios. Abel foi pastor. Pastores também foram os patriarcas Abraão, Isaac e Jacó. Todos tiveram que caminhar longos trechos com o rebanho pela Palestina afora, a procura de comida e de água. Além das grandes caminhadas, tinham que dormir com suas ovelhas, sendo necessário um rodízio para livrar-se dos assaltados dos ladrões e lobos famintos.

Assim como os pastores do Antigo Testamento agiram, age Jesus conosco. Como Bom Pastor, ele tem coragem de lutar pela salvação de suas ovelhas, para que não se perca nenhuma delas. Jesus morreu pelas suas ovelhas, irrompendo a morte ao terceiro dia, assegurando a vida eterna a todas as suas ovelhas: o bom e generoso Pastor que morre para dar vida, e vida plena, a suas ovelhas.

Um comentário:

  1. Que nosso Eterno Deus e Pai, nosso Criador, te abençoe e te proteja.
    “Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do Amor de Deus.” [Rom.8:39a]
    Venha nos fazer uma visita:
    http://casadeoracaopb.org/

    ResponderExcluir

"Que o caminho seja brando a teus pés,
o vento sopre leve em teus ombros,
Que o sol brilhe cálido sobre sua face,
as chuvas caiam serenas em teus campos.
E até que eu de novo te veja,
Deus te guarde na palma de sua mão"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...