segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O Clero e o Governo

Desde a queda de Roma, a Igreja se agigantou diante do povo, o qual se voltou para ela, a ponto de surgir o estado pontifício, em 780, reconhecida pelo rei dos francos Pepino ( o breve) formado com inúmeras doações espontâneas de terras de Famílias nobres que amavam a Igreja.
O estado ocupava ( o que é hoje a região de Láscio) Umbria, Marche, metade de Toscana, cerca de um quinto da Itália Hoje.
Assim a Itália se tornou materialmente forte e unida ao Estado, isso teve uma consequência séria tal situação deu margem ao chamado Cesaropapismo, a forte intromissão na vida da Igreja, por parte do Estado e dos Nobres, prejudicando o clero.
No século X, "o Século de ferro", viveu-se a chamada "Investidura leiga", ou seja muitos bispos, até papas eram impostos pelas famílias nobres dos reis sem preparo cultural e espiritual.
Leigos eram eleitos bispos e Papas e nessas eleições os leigos participavam, isto explica porque encontramos às vezes um Papa com 18 anos de idade (João XII, 955-964) e cardeais nomeados aos 13 anos...
Esta situação começou a ser mudada com o corajoso Papa Gregório VII em 1187 que soube enfrentar a fúria dos soberanos que queriam usar a Igreja.
Lutero, não soube destinguir as pessoas da Igreja e a Igreja das pessoas, ao invés de jogar fora os peixes ruins, lançou fora a própria rede.

2 comentários:

  1. Em doses homeopáticas, seu ensinamento é valioso! Abraço, Célia.

    ResponderExcluir
  2. "Lutero, não soube destinguir as pessoas da Igreja e a Igreja das pessoas, ao invés de jogar fora os peixes ruins, lançou fora a própria rede. "

    muito bom!! quanto ensinamento... depois que resolvi me converter verdadeiramente ao catolicismo, parece que os "luteros" ao meu redor se multiplicaram, sabe como é? a falta de humildade perante Deus rola solta...
    Que Nossa Senhora passe a frente dos fiéis e interceda pelos infiéis... e que nós possamos fazer nossa parte como verdadeiros católicos. Amém

    ResponderExcluir

"Que o caminho seja brando a teus pés,
o vento sopre leve em teus ombros,
Que o sol brilhe cálido sobre sua face,
as chuvas caiam serenas em teus campos.
E até que eu de novo te veja,
Deus te guarde na palma de sua mão"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...