sábado, 17 de dezembro de 2011

Tradição dos Presépios

A montagem dos presépios é uma tradição entre nós, e retrata a mesma cena daquela noite em que o Verbo se fez carne, e como é grande nossa alegria em esperar a vinda de nosso Senhor que se faz pequeno por amor a cada um de nós.
A montagem de presépios tem origem nos primeiros séculos do cristianismo, especialmente na gruta que Jesus nascera, conforme atestam as tradições.
Uma vez, no entanto, popularizado a partir de São Francisco de Assis (1223), que na sua singela fé recebera, conforme a lenda nos conta, o próprio Menino em seus braços, o presépio vai sempre vestindo as tradições culturais de cada povo, que veste seus personagens humanos com roupagens típicas, acrescenta ou elimina espécies de animais e mesmo constrói os edifícios do presépio conforme a própria arquitetura.
É impressionante a inculturação da montagem dos presépios. O Presépio é a alma viva da família e merece respeito e devoção, pois as coisas sagradas daquela família são apresentadas dentro de uma harmonia estética de gosto próprio. E tudo para engrandecer o personagem central deste tempo litúrgico: o menino pobrezinho da manjedoura.

2 comentários:

"Que o caminho seja brando a teus pés,
o vento sopre leve em teus ombros,
Que o sol brilhe cálido sobre sua face,
as chuvas caiam serenas em teus campos.
E até que eu de novo te veja,
Deus te guarde na palma de sua mão"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...