domingo, 18 de dezembro de 2011

4º Domingo do Advento: Vem Senhor Jesus!


Evangelho: 1, 26-38
O nascimento de um novo filho é sempre um momento difícil na família, mas, igualmente, alegre e cheio de esperanças. A vida que nasce é frágil e fraca. Os pais voltam-se cheios de cuidados e atenções. O bebê torna-se, necessariamente, o centro da família. Apenas assim, a nova vida poderá crescer e chegar a ser um adulto. Esse processo é cheio de dificuldades. O recém-nascido é para os pais um motivo de responsabilidade. A alegria do nascimento aumenta à medida que os pais colaborem no crescimento do filho. Por isso, a expectativa do nascimento é tempo de esperança, mas também de preocupação. Tudo correrá bem? 

Maria é a protagonista deste último domingo do Advento. O momento do nascimento de Jesus está próximo. Maria viveu, sem dúvida, este tempo na esperança e na alegria. Como toda mãe, perguntava-se sobre o futuro do filho que trazia no ventre. E não teria todas as respostas. Podia apenas confiar na palavra que havia recebido de Deus: aquele que ela levava no ventre era obra do Espírito de Deus. A fé caracterizava a atitude de Maria: ela vivia tranquila e confiante no Senhor. Por isso, pôde visitar a sua prima para ajudá-la, também, na hora do parto. 

A alegre esperança na fé deve caracterizar igualmente a vida da Igreja e de nossa comunidade cristã. Em nosso mundo está germinando a presença de Deus. Prepararmo-nos para a celebração do Natal é termos aberto o coração para a novidade que Deus pode trazer a qualquer momento para nossas vidas. Porque Deus continua nascendo em nosso mundo. Deus continua se fazendo presente entre nós. Muitas vezes sob as formas mais inusitadas, mas sempre, com certeza, entre seus preferidos: os mais pobres, os mais simples e aqueles que nada têm. Bem-aventurados seremos se formos capazes de descobrir a presença misteriosa de Deus próxima a nós! Então, aí sim estaremos preparados para celebrar o Natal. 

Quando observo minha sociedade, sou capaz de descobrir nela essa presença iminente de Deus? Celebro com alegria os sinais da salvação e da vida que descubro em nosso mundo?

Um comentário:

  1. Olá! É sempre bom visitar seu blog.
    A exemplo de Maria, digamos um SIM generoso e total ao Senhor.
    E o nosso coração e a nossa família serão uma MORADA para o Salvador.
    Só assim o "Senhor estará também conosco..."
    e a nossa alegria nesse Natal será completa...
    Bom domingo na Paz e no Amor de Cristo,

    Reinaldo

    ResponderExcluir

"Que o caminho seja brando a teus pés,
o vento sopre leve em teus ombros,
Que o sol brilhe cálido sobre sua face,
as chuvas caiam serenas em teus campos.
E até que eu de novo te veja,
Deus te guarde na palma de sua mão"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...