sábado, 6 de agosto de 2011

A Igreja Católica

DO Livro: "A MINHA IGREJA" DO Prof. Felipe de Aquino
A palavra católico vem do grego "catholikón", que quer dizer "geral", "universal", em sentido contrário a "particular".
Desde a sua origem a Igreja fundada por Jesus, sobre Pedro e os Apóstolos, é universal, católica. Foi este desejo do Senhor, quando enviou os seus apóstolos a todos os povos:
"Ide, pois e ensinai a todas as nações..." (Mt 28,19).
"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" (Mc 16,16).
É Cristo quem quis, desde a sua origem, que a Igreja fosse universal. Há dezoito anos Edir Macedo fundou a "igreja Universal do Reino de Deus"; como se ela já não existisse há 20 séculos! Nenhuma Instituição humana está presente em toda a face da terra como a Igreja católica. Na maioria dos países ela está presente, com o representante do Papa, o Núncio Apostólico, os Bispos, os sacerdotes, diáconos e fiéis. É a única Instituição que fala todas as línguas dos homens, como Jesus quis.
A catolicidade da Igreja tem vários aspectos:
1. Geográfico e antropológico
É o aspecto externo, e que significa a abertura para todos os homens e mulheres de todos os tempos e lugares da terra.
2. Pessoal, ontológico
Significa que a Igreja é a depositária de toda a Verdade revelada pela Bíblia (escrita), e pela Tradição (oral); e recebeu de Cristo a "plenitude dos meios da Salvação", como enfatizou o decreto do Concílio último sobre o Ecumenismo (UR, 3).
Deus deu à sua Igreja um caráter universal porque "quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade" (2Tm 2,15). Essa verdade que salva foi confiada à Igreja por Jesus, para ser levada a todos os homens.
O Pai quis e quer o Cristo e a Igreja como "sacramento universal da salvação".
Cristo é o Salvador único de todos os homens e a Igreja é o Seu Corpo prolongado na humanidade, para salvá-la.
São Pedro disse aos judeus:
"Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos homens pelo qual devemos ser salvos" (At 4,12).
"Porque aprouve a Deus fazer habitar nele toda a plenitude e por seu intermédio reconciliar consigo todas as criaturas, por intermédio daquele que, ao preço do próprio sangue na cruz, restabeleceu a paz a tudo quanto existe na terra e nos céus" (Col 1,19-20).
Através da Igreja, Cristo, Cabeça, leva a salvação a todos.
"Ele é a cabeça do corpo, da Igreja" (Col 1,17).
"E sujeitou a seus pés todas as coisas, e o constituiu chefe supremo da Igreja, que é o seu corpo, o receptáculo daquele que enche todas as coisas sob todos os aspectos" (Ef 1,23).
Sabemos que o desígnio de Deus é "recapitular todas as coisas em Cristo" (Ef 1,10), restaurando e reunindo tudo sob a sua autoridade, para reconduzir o mundo a Si. Para cumprir esse desígnio a Igreja abraça todas as dimensões da pessoa humana: ciência, técnica, trabalho, cultura, a fim de santificá´´las, impregnando´´as com o Evangelho e com a vida de Cristo. Este é um outro aspecto da catolicidade da Igreja, que as seitas não possuem, por não estarem abertas a todos os legítimos valores humanos. Elas são fechadas sobre si mesmas e desprezam muitos desses valores.
A catolicidade (universalidade) da Igreja tem como conseqüências a tarefa missionária e o ecumenismo. Cristo mandou que a Igreja pregasse o Evangelho a todos os homens (Mt 28,18-20). Cada cristão é responsável por essa missão que é da Igreja toda (LG nº 17; AG nº 23).
A missão da Igreja é transformar a humanidade toda "em Povo de Deus, Corpo do Senhor e Templo do Espírito Santo, para que em Cristo, Cabeça de todos, seja dada ao Pai e Criador do universo toda a honra e toda a glória" (LG, 17).
Daí a necessidade do movimento ecumênico; isto é, a busca da unidade de todos os cristãos, quebrada pelos diversos cismas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Que o caminho seja brando a teus pés,
o vento sopre leve em teus ombros,
Que o sol brilhe cálido sobre sua face,
as chuvas caiam serenas em teus campos.
E até que eu de novo te veja,
Deus te guarde na palma de sua mão"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...